A autonomia nos relacionamentos e o "eu"

16:39:00


     Muitos relacionamentos são baseados no "se você não for eu também não vou/se eu não for você também não vai", onde praticamente tudo tem que ser feito junto e se não for o caso, antes é necessário que se peça permissão para poder sair desacompanhado. Pedir permissão da mesma maneira que fazíamos quando éramos pequenos. A que ponto chegamos.

     É claro que se temos qualquer tipo de relacionamento com alguém devemos sim explicações e satisfações e esperamos o mesmo, mas ninguém tem o poder de permitir ou não que você ou eu queiramos sair sozinhos ou com amigos. Não somos donos e nem propriedade de ninguém, então não há essa possibilidade de proibir, domar e educar alguém com a intenção do benefício próprio. É necessário o direito de ir e vir tanto para mim quando para você, afinal de contas, queremos um relacionamento e não uma prisão.
     O caso é que muita gente esquece que ainda deve preservar boa parte de sua autonomia de solteiro quando resolve entrar em um relacionamento. É quase como se fosse uma coisa a decidir: ou você namora e abdica da sua liberdade ou você fica sozinho(a) e abre mão de se envolver com alguém. O famoso "ou ela ou eu". Mas o que ninguém entende é que há sim como ter os dois e continuar vivendo sem problema algum. Não é necessário estar junto a essa pessoa durante toda a semana, nem vigiar todos os passos e olhares. Fazer isso cansa, fica chato, desanima. Porém, esse ponto de vista é algo que tem que ser de entendimento dos dois; o que já torna tudo ainda mais difícil.
     Mas a autonomia nos relacionamentos deve ser aceita e deve ser praticada sempre que possível. A autonomia ajuda a entender como dividir as coisas sem sufocar ou sobrecarregar nenhum dos lados. Querer ter um tempo longe da pessoa com quem você está não é ruim, ruim mesmo é ter que bater ponto no relacionamento, ter tudo planejado. Assim não tem graça. 
     Somos seres individuais e por isso é necessário saber que mesmo juntos não passamos a ser coletivos, nossa individualidade continua ali em algum lugar, nós é que esquecemos de usá-la. Para ter um relacionamento não é necessário se privar de ser você.


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

0 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog